ESTADO DE SANTA CATARINA
EEB OURO VERDE - 761000678810
SEDE OURO VERDE - GUARACIABA (SC)
PLANO ANUAL DE ENSINO DE HISTÓRIA
PROFESSOR: IRENEU FRANCISCO PAPPIS
5º e 6º ANOS, 8ª SÉRIE (ANOS FINAIS)
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO:
2013.
HISTÒRIA
OBJETIVO GERAL
Compreender, o processo de formação das sociedades
ao longo do tempo, em diferentes espaços e tempos. As mudanças determinadas
pelas ações dos homens e mulheres ao longo da Historia da humanidade, em suas
relações que podem ser, hora amistosas, ou conflitantes, tendo nas experiências
do passado um referencial para a compreensão da realidade presente. Isto sem
perder as influências econômicas, políticas, religiosas, culturais e
sociais.
METAS
Proporcionar
aos educandos o entendimento dos fatos e acontecimentos históricos, dialogando
com o presente/passado/presente, pautado sempre com o conhecimento científico
construído ao longo do tempo pelo conjunto da humanidade. Cientificar os
educandos das influências que atualmente
sofremos nos aspectos político, econômico e cultural.
6ºANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Compreender as Teorias com base científica
e baseada na sustentação teológica;
· Procurar através do processo evolutivo da
natureza, do homem e de todos os seres vivos, compreender a importância e o papel
de cada um para a sobrevivência da vida na terra;
·
Buscar explicações quanto a disponibilidade de alimentos como fator
determinante na passagem do nomadismo para o sedentarismo, tendo presente a
importância da descoberta do fogo e da agricultura;
· Analisar a evolução das formas de
organizações das sociedades ao longo do tempo e em determinados espaços;
· Entender o papel da igreja e das crenças na
organização da vida individual e coletiva.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• Introdução à História;
*Conceito de História;
*Fontes Históricas;
• Conceito de tempo e espaço;
• Relações sociais nas
diferentes sociedades;
• A evolução dos grupos
sociais;
• O indivíduo;
• A família;
• A sociedade;
• As teorias da origem da
terra e do homem;
• O evolucionismo;
• O criacionismo;
• A evolução do homem;
• Nomadismo;
• Sedentarismo;
• Os primeiros habitantes do
Brasil;
• O desenvolvimento da
agricultura;
• O surgimento da família
patriarcal: sociedades organizadas e a organização do Estado;
• História Antiga;
• Os egípcios;
• Sociedade Mesopotâmica;
• Fenícios Hebreus e Persas;
*Grécia Antiga;
*As Civilizações da América;
• Os romanos.
*Índia e China Antiga;
*Atualidades.
7º ANO:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Compreender o processo de formação dos
Estados Nacionais com o princípio da primazia de Portugal no processo de
navegação;
·
Reconstruir os diários de civilização adotados na América versos os choques das
civilizações;
· Procurar entender os ciclos econômicos do
Brasil, as relações sociais e as influências que as crises européias exerceram
sobre o Brasil;
· Conhecer os impactos da Revolução
Industrial, associando-se aos ideários do iluminismo, bem como os movimentos de
contestação ao capitalismo.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• A sociedade feudal;
• Origem do feudalismo;
• O poder da Igreja;
• A crise do sistema feudal;
*Os árabes x o islamismo;
• O ressurgimento do comércio;
• As cruzadas;
• A urbanização;
• O início dos tempos Modernos;
• A queda do feudalismo;
• As descobertas marítimas;
• Portugal e a formação do Reino;
• Teorias mercantilistas;
• A colonização da América;
• Portugal-Senhor dos mares;
• A abertura do comércio entre o Oriente e o
Ocidente;
• Os ibéricos dominam as civilizações da
América;
• O processo de povoação do Brasil;
• As crises na Europa;
*África: dos Reinos ao tráfico;
• Renascimento;
*A Reforma Religiosa;
• O papel da Igreja;
• O humanismo;
*O Absolutismo;
*Mercantilismo e colonização na América;
#Brasil; o período Pré-Colonial e a
colonização;
• A Europa versus o plantio da cana-açúcar
no Brasil;
*A escravidão no Brasil;
*A expansão das fronteiras do Brasil;
• O ciclo do ouro (Século XVIII);
.
8ª SÉRIE
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·Ter presente as influências da Primeira
Guerra Mundial, sobre as nações e as pessoas, bem como a participação direta do
Brasil;
·
Conhecer as contradições existentes no Capitalismo Liberal, onde ao mesmo tempo
em que prega a ausência do Estado nas atividades econômicas, recorre e exige
deste mesmo Estado para injetar recursos, seja para impulsionar, criar e salvar
as indústrias em períodos de incapacidade do capital privado;
· Entender como implantou o populismo e a sua
conseqüente crise;
· Ter presente que a Segunda Guerra Mundial
como extensão da Primeira, que não conseguiu resolver as questões de espaço e
mercado;
· Compreender o Bipolarismo, como
conseqüência da Segunda Guerra Mundial;
· Entender o processo da internacionalização
da economia brasileira no período JK;
· Perceber a dependência existente entre os
países dentro da lógica capitalista;
· Analisar as transformações do mundo após a
crise, e conseqüente queda do Socialismo no Leste Europeu;
· Fazer um resgate das várias tentativas de
Globalização econômica e suas variantes;
· Conhecer a existência de grupos
Nacionalistas e Racistas na atualidade;
· Ter presente o papel das ONGS, como
possibilidade de integração global, através de ações que visam a salvar o meio
ambiente.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
◘ A INDUSTRIALIZAÇÃO DO
BRASIL:
• A Primeira Guerra Mundial;
• A Revolução Socialista na Rússia;
• O Movimento Sindical Operário;
• A crise do Liberalismo (1929);
• A fragmentação dos impérios europeus na
África e na Ásia;
• A ascensão dos governos totalitários na
Europa.
◘ A QUEDA DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA:
• O populismo no Brasil;
• O populismo e a modernização do Brasil;
• A crise do populismo;
• O mundo na Segunda Guerra Mundial;
• A bipolarização do mundo;
• A expansão do Socialismo no mundo.
◘ OS GOVERNOS MILITARES:
• O milagre brasileiro;
• O entreguismo;
• As vítimas do milagre econômico;
• Os governos militares na América Latina;
• A decadência dos governos militares;
• As revoltas na África e na Ásia contra o
Neocolonialismo.
◘ O BRASIL E A VOLTA DA DEMOCRACIA:
• A dominação imperialista;
• A dívida externa e as influências do FMI;
• O drama da pobreza do Terceiro mundo;
• Os planos econômicos X a economia
brasileira;
• O declínio do Socialismo na Antiga URSS e
na Europa;
• A formação dos Blocos Econômicos;
• A violência do Nacionalismo, o Racismo e o
Terrorismo;
• As lutas pela salvação do Planeta contra a poluição.
OBSERVAÇÃO
Serão
trabalhados grandes eixos, temas e projetos de pesquisas de maneira
interdisciplinar.
• A importância do domínio da linguagem e
das tecnologias;
• Inclusão social e principalmente escolar;
• Projeto do Jornal;
• Aulas de Leituras;
• Oralmente, sempre procuramos esclarecer o
compromisso de cada um com o Bem Público, seja na obtenção, seja na preservação
do mesmo;
• Sempre que ocupar momentos para trabalhar
valores, que são indispensáveis para o andamento de uma sociedade que vise o
bem-estar da coletividade;
*Como evitar a violência na Escola.
METODOLOGIAS
►Reconhecimento da diversidade de documentos
históricos;
►Organização do conhecimento de forma
articulada oralmente, de forma escrita e através de outras ferramentas de
comunicação;
►Produção textual;
►Leituras diversificadas;
► Aulas expositivas e dialogadas;
► Exercícios;
►Elaboração de resumos;
►Trabalhos em grupo com apresentação de
seminários;
► Utilização de vídeos e DVDs..
CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
○
Dimensionar em diferentes temporalidades, as formas de organizações políticas
Nacionais e Internacionais;
○
Reconhecer diferenças e semelhanças entre os confrontos, às lutas sociais e
políticas, as guerras e as Revoluções do presente e do passado;
○ Reconhecer características
da cultura contemporânea atual e suas relações com a História mundial nos
últimos séculos;
○ Reconhecer algumas
diferenças, semelhanças, transformações e permanências entre idéias e práticas
envolvidas na questão da cidadania, construídas e vivenciadas no presente e no
passado;
○ Reconhecer a diversidade de
documentos Históricos;
○ Organizar o conhecimento de
forma articulada oralmente, por escrita e outras formas de comunicações;
○ Reconhecer relações entre a
sociedade, a cultura e a natureza, no presente e no passado;
○ Avaliações objetivas e
subjetivas;
○ Produções textuais;
○ Seminários expositivos;
○ Leituras diversificadas;
○ Atividades em gerais feitas pela Unidade escolar.