terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL


PROPOSTA TRABALHO 2015, OURO VERDE.
ESTADO DE SANTA CATARINA
EEB OURO VERDE - 761000678810
SEDE OURO VERDE - GUARACIABA (SC)










PLANO ANUAL DE ENSINO











PROFESSOR: IRENEU FRANCISCO PAPPIS


6º, 7º, 8º,e 9º ANOS.

ENSINO FUNDAMENTAL

ANO: 2015.



HISTÒRIA

OBJETIVO GERAL

Compreender, o processo de formação das sociedades ao longo do tempo, em diferentes espaços e tempos. As mudanças determinadas pelas ações dos homens e mulheres ao longo da Historia da humanidade, em suas relações que podem ser, hora amistosas, ou conflitantes, tendo nas experiências do passado um referencial para a compreensão da realidade presente. Isto sem perder as influências econômicas, políticas, religiosas, culturais e sociais.
METAS
Proporcionar aos educandos o entendimento dos fatos e acontecimentos históricos, dialogando com o presente/passado/presente, pautado sempre com o conhecimento científico construído ao longo do tempo pelo conjunto da humanidade. Cientificar os educandos das influências que atualmente sofremos nos aspectos político, econômico e cultural.
6ºANO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Compreender as Teorias com base científica e baseada na sustentação teológica;
 Procurar através do processo evolutivo da natureza, do homem e de todos os seres vivos, compreender a importância e o papel de cada um para a sobrevivência da vida na terra;
 Buscar explicações quanto a disponibilidade de alimentos como fator determinante na passagem do nomadismo para o sedentarismo, tendo presente a importância da descoberta do fogo e da agricultura;
 Analisar a evolução das formas de organizações das sociedades ao longo do tempo e em determinados espaços;
 Entender o papel da igreja e das crenças na organização da vida individual e coletiva.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• Introdução à História;
*Conceito de História;
*Fontes Históricas e Fatos.
• Conceito de tempo e espaço;
• Relações sociais nas diferentes sociedades;
• A evolução dos grupos sociais;
• O indivíduo;
• A família;
• A sociedade;
• As teorias da origem da terra e do homem;
• O evolucionismo;
• O criacionismo;
• A evolução do homem;
• Nomadismo;
• Sedentarismo;
• Os primeiros habitantes do Brasil;
• O desenvolvimento da agricultura;
• O surgimento da família patriarcal: sociedades organizadas e a organização do Estado;
• História Antiga;
• Os egípcios;
• Sociedade Mesopotâmica;
• Fenícios, Hebreus e Persas;
*Grécia Antiga;
*As Civilizações da América;
• Os romanos.

7º ANO:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Compreender o processo de formação dos Estados Nacionais com o princípio da primazia de Portugal no processo de navegação;
 Reconstruir os diários de civilização adotados na América versos os choques das civilizações;
 Procurar entender os ciclos econômicos do Brasil, as relações sociais e as influências que as crises européias exerceram sobre o Brasil;
 Conhecer os impactos da Revolução Industrial, associando-se aos ideários do iluminismo, bem como os movimentos de contestação ao capitalismo.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

• A sociedade feudal;
• Origem do feudalismo;
• O poder da Igreja;
• A crise do sistema feudal;
*Os árabes x o islamismo;
• O ressurgimento do comércio;
• As cruzadas;
• A urbanização;
• O início dos tempos Modernos;
• A queda do feudalismo;
• As descobertas marítimas;
• Portugal e a formação do Reino;
• Teorias mercantilistas;
• A colonização da América;
• Portugal-Senhor dos mares;
• A abertura do comércio entre o Oriente e o Ocidente;
• Os ibéricos dominam as civilizações da América;
• O processo de povoação do Brasil;
• As crises na Europa;
*África: dos Reinos ao tráfico;
• Renascimento;
*A Reforma Religiosa;
• O papel da Igreja;
• O humanismo.
* As Grandes Civilizações da América;
-Maias- \astecas e Incas.

*O Absolutismo;
*Mercantilismo e colonização na América;

  • A expansão Marítima Portuguesa.
  • Brasil; o período Pré-Colonial e a colonização;
• A Europa versus o plantio da cana-açúcar no Brasil;
*A escravidão no Brasil;
  • A Colonização Espanhola na América:
  • Formas de organizações.
  • O domínio dos Nativos pelos conquistadores.

*A expansão das fronteiras do Brasil;
-A economia açucareira.
-O cotidiano dos engenhos.
-As formas de resistências.
-A ocupação do Nordeste.




8º ANO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender como ocorreu o processo de expansão do território brasileiro, a partir das atividades econômicas.
  • Analisar as condições reais da Inglaterra e os fatores responsáveis pelo pioneirismo inglês na industrialização.
  • Identificar as principais características de cada Colônia Americana na consolidação das respectivas independências.
  • Identificar os grupos que participaram na luta pela independência e a consolidação do Estado Nacional Brasileiro.
  • Compreender as revoluções dos séculos XVIII e XIX, como um processo de garantia dos direitos e do poder da burguesia.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
  • A expansão territorial brasileiro:
- As Missões.
- A conquista do sertão.
- A crise na economia portuguesa.
- Revoltas na colônia.

*A Revolução Inglesa e Industrial:
- As condições econômicas para o desenvolvimento industrial.
- Consequências da Revolução Industrial.
- As lutas sociais.

REVOLUÇÕES NA AMÉRICA E NA EUROPA:
- O Iluminismo.
- A Independência dos EUA.
- A Revolução Francesa.
- Os processos de independência da América Central.

  • A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL:
- O Brasil e o pacto colonial.
- A crise do sistema colonial.
- A chegada da família real no Brasil.
- A consolidação da independência do Brasil.
- O Primeiro Reinado.
* As revoluções burguesas na Europa e a expansão territorial dos EUA:
- A unificação da Itália e da Alemanha.
- - A conquista do Oeste nos EUA>
- A Guerra Civil Americana.
- as transformações sociais.

  • O BRASIL DA REGÊNCIA AO SEGUNDO REINADO:
- a Regência e as principais revoltas.
- o Segundo Reinado.
- A expansão do café.
- O movimento Absolutista.
- A chegada dos imigrantes.






9º ANO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ter presente as influências da Primeira Guerra Mundial, sobre as nações e as pessoas, bem como a participação direta do Brasil;
 Conhecer as contradições existentes no Capitalismo Liberal, onde ao mesmo tempo em que prega a ausência do Estado nas atividades econômicas, recorre e exige deste mesmo Estado para injetar recursos, seja para impulsionar, criar e salvar as indústrias em períodos de incapacidade do capital privado;
 Entender como implantou o populismo e a sua conseqüente crise;
 Ter presente que a Segunda Guerra Mundial como extensão da Primeira, que não conseguiu resolver as questões de espaço e mercado;
 Compreender o Bipolarismo, como conseqüência da Segunda Guerra Mundial;
 Entender o processo da internacionalização da economia brasileira no período JK;
 Perceber a dependência existente entre os países dentro da lógica capitalista;
 Analisar as transformações do mundo após a crise, e conseqüente queda do Socialismo no Leste Europeu;
 Fazer um resgate das várias tentativas de Globalização econômica e suas variantes;
 Conhecer a existência de grupos Nacionalistas e Racistas na atualidade;
 Ter presente o papel das ONGS, como possibilidade de integração global, através de ações que visam a salvar o meio ambiente.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
◘ A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL:
• A Primeira Guerra Mundial;
• A Revolução Socialista na Rússia;
• O Movimento Sindical Operário;
• A crise do Liberalismo (1929);
• A fragmentação dos impérios europeus na África e na Ásia;
• A ascensão dos governos totalitários na Europa.
◘ A QUEDA DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA:
• O populismo no Brasil;
• O populismo e a modernização do Brasil;
• A crise do populismo;
• O mundo na Segunda Guerra Mundial;
• A bipolarização do mundo;
• A expansão do Socialismo no mundo.
◘ OS GOVERNOS MILITARES:
• O milagre brasileiro;
• O entreguismo;
• As vítimas do milagre econômico;
• Os governos militares na América Latina;
• A decadência dos governos militares;
• As revoltas na África e na Ásia contra o Neocolonialismo.
◘ O BRASIL E A VOLTA DA DEMOCRACIA:
• A dominação imperialista;
• A dívida externa e as influências do FMI;
• O drama da pobreza do Terceiro mundo;
• Os planos econômicos X a economia brasileira;
• O declínio do Socialismo na Antiga URSS e na Europa;
• A formação dos Blocos Econômicos;
• A violência do Nacionalismo, o Racismo e o Terrorismo;
• As lutas pela salvação do Planeta contra a poluição.

OBSERVAÇÃO
Serão trabalhados grandes eixos, temas e projetos de pesquisas de maneira interdisciplinar.
  • A Copa do Mundo de Futebol 2014.
• Educação para a cidadania.
• Inclusão social e principalmente escolar;
• Projeto do Jornal;
• Aulas de Leituras;
• Oralmente, sempre procuramos esclarecer o compromisso de cada um com o Bem Público, seja na obtenção, seja na preservação do mesmo;
• Sempre que ocupar momentos para trabalhar valores, que são indispensáveis para o andamento de uma sociedade que vise o bem-estar da coletividade.

METODOLOGIAS
►Reconhecimento da diversidade de documentos históricos;
►Organização do conhecimento de forma articulada oralmente, de forma escrita e através de outras ferramentas de comunicação;
►Produção textual;
►Leituras diversificadas;
► Aulas expositivas e dialogadas;
► Exercícios;
►Elaboração de resumos;
►Trabalhos em grupo com apresentação de seminários;
► Utilização de vídeos e DVD´s.

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
○ Dimensionar em diferentes temporalidades, as formas de organizações políticas Nacionais e Internacionais;
○ Reconhecer diferenças e semelhanças entre os confrontos, às lutas sociais e políticas, as guerras e as Revoluções do presente e do passado;
○ Reconhecer características da cultura contemporânea atual e suas relações com a História mundial nos últimos séculos;
○ Reconhecer algumas diferenças, semelhanças, transformações e permanências entre idéias e práticas envolvidas na questão da cidadania, construídas e vivenciadas no presente e no passado;
○ Reconhecer a diversidade de documentos Históricos;
○ Organizar o conhecimento de forma articulada oralmente, por escrita e outras formas de comunicações;
○ Reconhecer relações entre a sociedade, a cultura e a natureza, no presente e no passado;
○ Avaliações objetivas e subjetivas;
○ Produções textuais;
○ Seminários expositivos;
○ Leituras diversificadas;
○ Atividades em gerais feitas pela Unidade escolar.

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